Entrevista com
Diego López, mais conhecido por nós, jogadores, como Sir-Dal! Por:
Cátia e Rampage[VIl]Hoje apresentamos com total exclusividade, uma entrevista com Diego López, atual Community Manager na empresa de videojogos Ankama (DOFUS, WAKFU e Islands os WAKFU) entre outros muitos êxitos. Querem conhecer em primeira mão como é o dia-a-dia do nosso amigo Diego e quais são os seus projetos imediatos? Sigam lendo as nossas linhas para averiguar as notícias mais suculentas!
VyC – Olá Diego, é um prazer ter-te aquí e poder entrevistar-te na VyC. Vamos fazer-te algumas preguntas sobre o teu trabalho e as novidades que nos podes contar sobre DOFUS.
DL – Olá a todos! Vamos! Dispara que estou pronto.
(Ankama In Black ou CQC Ankama)
VyC – Como é o trabalho de Community Manager?
DL – O trabalho de Community Manager é sumariamente entretenimento apesar que não é assim todo o tempo, há vezes em que se deve fazer coisas mais operativas. Para que se tenha uma ideia, grande parte do todo o texto em espanhol que vem na página de DOFUS está feito e/ou é validado pelo Community Manager. A parte boa do trabalho é que quando alguém entra em contato com a gente lendo ou escutando os problemas, os comentários positivos e o seu dia-a-dia nos nossos jogos. Tudo isso, deve ser levado em consideração o mais alto possivel na organização da Ankama, não podemos deixar passar coisas por alto e claro comunicar sobre um tema em particular da forma mais entretida e criativa possivel. Sempre digo que um jogador bem informado vale por dois!
VyC – Como define a Comunidade HispaÑia de Dofus?
DL – A comunidade de HispaÑia se tranformou no exemplo a seguir pela Ankama. O nosso desejo atual é que as outras comunidades cheguem a parecer mais e mais com a nossa. O nosso desejo se transformou em realidade porque vejo a HispaÑia como algo que se formou naturalmente, cada jogador contribuiu para se obter uma identidade comunitária REAL e isso é realmente bonito. Defino a nossa comunidade como calorosa, espontânea, com muita vontade de participar e me sinto muito comovido. É justamente graças a esse apoio que podemos lançar as últimas novidades e coisas que temos feito para os jogadores. Simplesmente é um orgulho sentir e levar a camiseta de HispaÑia!!!
(Oláááá Eniripsa!)
VyC – Se sente querido pelos jogadores? Como preferes ser chamado? Diego López ou Sir-DaL?
DL – Me sinto querido e apoiado, o que faz com que o meu trabalho se torne mais interessante e por isso que sinto uma grande responsabilidade perante os jogadores, eles merecem o melhor de mim e não posso dormir um só segundo! Sobre Sir-DaL ou Diego é uma boa pergunta… Diego López me parece demasiado formal mas bom, quando me dizem Diego é um diálogo mais pessoal, enquanto Sir-DaL eu sinto mais como o personagem que encarno para defender a nossa comunidade e responder em tudo o que possa.
VyC – De onde vem o nome Sir-DaL?
DL – Dal foi o meu apelido em tempos sem memória quando jogava Duke Nukem, Command and Conquer e Starcraft em LAN com os meus amigos. Quando cheguei á Ankama e tive que encontrar um nome, a minha base foi um cavaleiro, por isso o prefixo “Sir” e de nome Daluc, uma deformação de Du Lac em honra a Lancelot, tudo isso aproveitado e colocando o meu antigo nick Dal no nome. Freakmente complexa!
VyC – Quanto tempo levas exercendo esta profissão?
DL – Levo desde o começo de 2009 já vão mais de 3 anos e meio. Como o tempo passa!
VyC – Explica-nos um pouco do teu dia para que os nossos leitores se animem a estudar para um posto tão divertido como o teu.
DL – O dia começa com uma ida aos fóruns, consultar opiniões (tanto positivas como negativas), ver se há problemas graves, enfim, ver que tudo anda bem e que a comunidade está contente. Além do mais, é necessário estar sempre pensando num novo evento, em como melhorar um concurso, em manter o nosso sítio e o nosso jogo ANIMADO. Não gosto que na nossa comunidade as coisas pareçam congeladas, DOFUS se move e temos que demonstrar continuamente sem descanso. Ah! E tudo isso sem descuidar de dar as respostas necessárias em todos os momentos no nosso fórum, porque não há nada pior que um Community Manager ausente… um CCM ou “Content e Community Manager” é a cara visível da empresa e sempre deve ser mantido e manter a ideia de que se deve dar a cara aconteça o que acontecer. E antes que me esqueça, no dia-a-dia agora foi adicionado ás minhas funções a liderança da equipa de Community Managers de
DOFUS/WAKFU internacional (que é o mesmo que dizer, fora de França) assim que é uma tarefa extra e nada pequena.
VyC – E agora sobre
DOFUS. Há alguma novidade para surgir que possas desvendar em primeira mão?
DL – A maior novidade é o Almanax, mas em primeira mão posso revelar que vem por ai um novo objeto, o escudo HispaÑico Dourado. Se realizará um comic sobre essa história aonde conheceremos os doze cavaleiros dourados HispaÑicos. E no há uma sem duas… a segunda novidade em primeira mão é que se está analisando um sistema de Kolizeu entre comunidades ou entre servidores mas receio que está ainda na primeira etapa e não é seguro que saia agora, por essa razão não podemos comunicar oficialmente.
VyC – Porque animarías os internautas a jogar DOFUS?
DL –
DOFUS é muito mais que “um jogo online” basta jogar uma semana para se dar conta da dimensão estratégica e social do jogo, da profundidade das suas histórias, dos seus mistérios e lendas, das suas missões, ofícios e um sistema de economia onde tudo depende dos jogadores. A mim, pessoalmente, me atrai muito que seja feito por turnos, como quando jogávamos Final Fantasy Tactics, Fallout 2 ou os primeiros Warhammer 40000, jogas o teu turno pensando muito bem que vais fazer enquanto tomas um café e observas o que faz o inimigo enquanto tratas de pensar com inteligência quais são os teus próximos movimentos.
VyC – Muito obrigado pelo teu tempo e esperamos poder escutar-te em breve em Videojogos e Consolas On Air!
DL – Ali estarei rapaziada, um abraço gigante para toda esta equipa!
Azax-syndron®